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terça-feira, 30 de agosto de 2016

Os tempos e espaços na educação escolar


    A escola foi influenciada pelo fordismo, em que essa instituição é organizada de modo rígido, hierarquizado e centralizado, com o intuito de produzir alunos qualificados para a enfrentar os desafios da vida social e produtiva. Contudo, os tempos e espaços escolares acompanharam a transição para a acumulação flexível do sistema capitalista, em outras palavras, as inovações tecnológicas, comerciais e organizacionais associados à compressão do tempo e do espaço, proporcionaram uma percepção cotidiana de aceleração do tempo, além do processo de supressão das fronteiras e das distâncias entre os lugares. Isso revela que há uma relativização ou ressignificação do tempo e do espaço no mundo de modo efêmero, volátil e fragmentado.
    A massificação de bens e serviços do tipo descartável foram relevantes para modificar os limites de acumulação de bens físicos pelos consumidores e ocorreu devido às pressões da acumulação do capital, que transformaram os padrões de consumo, em que tudo se torna obsoleto rapidamente, inclusive a mão de obra.
    A massa cultural tem estreita relação com as mudanças e a manipulação de valores e opiniões, além da construção das identidades pessoais e políticas, pois ela revela a cultura criada pelos detentores do poder, por meio da interpretação e divulgação dos produtos culturais com reputação efêmera, devido à intensa criatividade dos produtores culturais. E essa diversidade de estímulos pode resultar em uma atitude blasée (de indiferença) e, portanto, essa sociedade em vias de fragmentação seria facilmente manipulada.
   Ademais, para o indivíduo manter-se no mercado de trabalho pós-moderno, há a necessidade de adaptação rápida às mudanças. Por isso, é relevante ter flexibilidade em ser capaz de esquecer rapidamente o que foi ensinado para adquirir novos costumes, conhecimentos. E isso se relaciona com os processos de ensino nas escolas, em que se avalia a capacidade de memorizar e descartar as informações antigas para receber mais informações por meio de diversas atividades realizadas em um tempo exíguo. Em suma, num mundo globalizado e em constante transformação, a estratégia pedagógica a ser empregada seria a educação permanente ou continuada, em outras palavras, a educação seria para toda a vida.
    Por fim, a educação pressupõe que haja modificações internas por meio da ressignificação do saber. Por isso, a expressão reciclagem dos conhecimentos e de habilidades seria mais apropriada para definir a educação permanente.


8 comentários:

  1. 147456
    Acredito que os problemas encontrados na nossa sociedade e as soluções expostas no decorrer do texto são concretos e passíveis de coloca-las em prática.
    Penso que nas aulas de Educação Física também tem influência da efemeridade e de passar a maior quantidade de conhecimentos sem abrir possibilidade de reflexão sobre o que se fez, apenas mantendo em prática todo o tempo. Apesar desta "metodologia" estar sofrendo mudanças, ainda existe essa ideia para "manter o controle" dos alunos.

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    1. Agradecemos seu comentário Carlos Em.
      Mas não apontamos soluções para problemas, mas tentamos discutir sobre as mudanças que nossa sociedade tem passado no decorrer de sua existência.
      Também acreditamos que as aulas de Educação Física foram influenciadas pelo conceito de compressão do tempo-espaço e acumulação flexível descritas pelo geógrafo britânico David Harvey. Então, essas aulas são rápidas e fragmentadas, não estabelecendo conexões entre os conhecimentos passados e o que o aluno possui. Além de, na concepção de professores de outras áreas, servir para eles gastarem a energia em excesso e discipliná-los, facilitando os processos de ensino de outras disciplinas.
      Por fim, agradecemos novamente sua contribuição para melhorarmos este blog.

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  2. 140766
    O que me chama a atenção em todas essas relações que se estabelecem, é o fato de como essa influência da injeção desses conceitos é realizada de forma sutil, mas produz um resultado muito sólido, proporcionando ate mesmo uma transformação importante na sociedade. A minha grande duvida é se de fato, essa é a geração mais influenciada por esses dois conceitos, o que esperar da nossa sociedade quando esses adolescentes estiverem no mercado de trabalho?

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    1. lcs, agradecemos seu comentário. Esperamos que continue a ler o blog Polígono Divergente e esteja apreciando nossas postagens.
      Muito interessante sua colocação, mas seríamos ingênuos se acreditássemos que os conceitos expostos nessa postagem pudessem determinar quem e como seriam os adolescentes quando estivessem no mercado de trabalho, pois o que ocorre em uma sociedade depende da época e local em questão. Tudo é muito relativo, pois a sociedade está sempre em transformação decorrente das mudanças na economia, nas relações sociais, no poder e das inovações tecnológicas. Além disso, as pessoas não são iguais e, portanto, as influências do meio externo são diversas.
      Mas isso são conjecturas e seria uma tentativa de tentar responder uma questão complexa.
      Espero que tenhamos ajudado de alguma forma e agradecemos novamente sua participação.

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  3. Li um livro uma vez no qual o personagem dizia que nosso cérebro é como um porão, nós acumulamos as coisas e, em um determinado momento, precisamos jogar fora algo para que novas coisas possam entrar. Lembrei-me dessa passagem (que por sinal se não me engano é do Sherlock, Um estudo em Vermelho) quando li seu texto. Não acredito muito em reciclagem de informação, sempre perdemos algo independente do quanto ela se passe na nossa vida, mas renovarmos os conhecimentos durante a vida e acompanharmos as mudanças desse mundo pós moderno pede que esqueçamos algumas coisas, trocando-as por outras.
    Thais Monteoliva
    187388

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  4. Thais, agradecemos sua participação.
    Ficamos contentes que nosso texto tenha suscitado uma reflexão a respeito das transformações ocorridas num mundo pós-moderno e agradecemos muito sua contribuição em discutir esse assunto.
    Esperamos que continue a ler nosso blog e até a próxima.

    Polígono Divergente

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  5. E a EF? Prezados: vocês se anunciam como um "Grupo de discussão sobre a Educação Física escolar no Ensino Médio". Todavia, até o momento, as postagens afastam-se do tema proposto. Gostaria de conhecer a posição do grupo a respeito da MP 746 que retira a obrigatoriedade do componente no Ensino Médio

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    1. Marcos, desculpe a demora em responder seu comentário.
      A intenção inicial era discutir sobre a Educação Física Escolar no Ensino Médio, pois este blog originou-se de uma disciplina de graduação sobre essa temática. Porém as primeiras discussões em sala de aula foram sobre alguns textos/artigos que se referiam ao que foi postado. Isso não quer dizer que esses assuntos não tivessem relação com a Educação Física e não sejam importantes para entender essa área.
      Então para não fazer propaganda enganosa, entendi ser melhor retirar essa descrição do blog. E agradeço pela dica.
      Desculpe novamente pela demora e pela propaganda enganosa.

      154471

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