Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Vocês precisam olhar (para o) além!

Olá, pessoas!! Hoje vamos discutir um pouco sobre ampliação, mas, antes de começarmos, vamos assistir esse pequeno trecho do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (que por acaso é um ótimo filme, recomendo que assistam inteiro, não só esse mas todos da saga)!



Gostaram?! Acharam confuso?! Ok, vamos explicar o porque dessa cena. Na cena a professora Trelawney diz que para Adivinhações o aluno deve abrir a sua mente e olhar para o além. Tá, mas como isso ajuda a discutir o princípio da ampliação
A ampliação de conhecimentos nada mais é do que a aprendizagem de novos conteúdos e agregação desses novos conteúdos àqueles que foram identificados anteriormente.
Agora trazendo esse princípio para a escola, como abordar isso com os alunos dentro de uma prática corporal? O primeiro passo é identificar o que os alunos sabem a respeito dessa modalidade (mapeamento), depois propor que os alunos pesquisem algo sobre a prática corporal que está sendo trabalhada e o por que tal prática é realizada daquele modo e não de outro (problematização), e, por fim, chegamos à ampliação.
Nessa fase, o professor pode utilizar diversos instrumentos para ampliar os conhecimentos dos alunos, como, por exemplo, no caso da prática de Ginástica para Todos, o professor pode ensinar as técnicas de alguns movimentos - que já foram estudados anteriormente - visando que o aluno não se machuque ao realizá-lo (isso porque a Ginástica para Todos não tem uma regra, então não é necessário que todos executem os movimentos idênticos aos do alto rendimento). Uma estratégia muito legal que se pode utilizar na ampliação, é a visita a grupos/lugares que realizem essas práticas, para que os alunos possam tirar possíveis dúvidas sobre a realidade do tema (no ambiente escolar sabemos que é meio difícil conseguir levar os alunos para realizarem estudos do meio, mas uma saída para isso seria convidar os grupos para uma apresentação e uma palestra na própria escola).
Agora, relacionando com o vídeo, para que esse processo de ampliação ocorra, nós temos que manter as mentes abertas a novos conhecimentos e muitas vezes até a quebra de verdades que eram simplesmente impostas. Precisamos olhar (para o) além do que está a nossa frente!
Por hoje é só, espero que tenham gostado dessa analogia com Harry Potter, e não se esqueçam que dia 17/11 estreia Animais Fantástico e Onde Habitam!!




6 comentários:

  1. 147456
    Achei muito interessante o texto. Foi bem explicativo e a associação com o trecho do filme foi bem inteligente. Quando dizem sobre estratégias que podem utilizar na ampliação, a visita em lugares no qual ocorrem essas práticas ou trazer alguém que conheça ou vivencie como descrevem ao longo do texto, é importante para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre questões da trajetória (obstáculos e sucessos)que são decorrentes daquela prática. Parabéns ao grupo!!

    ResponderExcluir
  2. As estratégias de ampliação são variadas, e uma variedade grande de atividades podem ser utilizadas para isso. Mas é importante pensar que essa tematização é que guia os próximos assuntos a serem tratados.
    140766-Lucas Santos

    ResponderExcluir
  3. 136392 - Kaio Mota
    Na fala de vocês "Precisamos olhar (para o) além do que está a nossa frente!", complemento falando que: - Precisamos olhar para além daquilo que está na nossa, reconhecendo as diferenças e dando possibilidade para que elas se manifestem e se integrem harmoniosamente as nossas concepções.

    ResponderExcluir
  4. 147980- Amei o texto, acho que nossa dificuldade está exatamente em olhar para o além do que nós é cotidiano e considerado muitas vezes como verdade única.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, bem explicativo e adorei a relação com HP.

    ResponderExcluir
  6. to adorando ver a diversidade de recursos que cada blog tem usado para atingir os objetivos.
    Quanto ao conceito de ampliação, bela sacada e quanta criatividade ao relacionar a cena com isso .
    Parabéns :)

    ResponderExcluir