Olá, pessoas!! Hoje vamos discutir um pouco sobre ampliação, mas, antes de começarmos, vamos assistir esse pequeno trecho do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (que por acaso é um ótimo filme, recomendo que assistam inteiro, não só esse mas todos da saga)!
Gostaram?! Acharam confuso?! Ok, vamos explicar o porque dessa cena. Na cena a professora Trelawney diz que para Adivinhações o aluno deve abrir a sua mente e olhar para o além. Tá, mas como isso ajuda a discutir o princípio da ampliação?
A ampliação de conhecimentos nada mais é do que a aprendizagem de novos conteúdos e agregação desses novos conteúdos àqueles que foram identificados anteriormente.
Agora trazendo esse princípio para a escola, como abordar isso com os alunos dentro de uma prática corporal? O primeiro passo é identificar o que os alunos sabem a respeito dessa modalidade (mapeamento), depois propor que os alunos pesquisem algo sobre a prática corporal que está sendo trabalhada e o por que tal prática é realizada daquele modo e não de outro (problematização), e, por fim, chegamos à ampliação.
Nessa fase, o professor pode utilizar diversos instrumentos para ampliar os conhecimentos dos alunos, como, por exemplo, no caso da prática de Ginástica para Todos, o professor pode ensinar as técnicas de alguns movimentos - que já foram estudados anteriormente - visando que o aluno não se machuque ao realizá-lo (isso porque a Ginástica para Todos não tem uma regra, então não é necessário que todos executem os movimentos idênticos aos do alto rendimento). Uma estratégia muito legal que se pode utilizar na ampliação, é a visita a grupos/lugares que realizem essas práticas, para que os alunos possam tirar possíveis dúvidas sobre a realidade do tema (no ambiente escolar sabemos que é meio difícil conseguir levar os alunos para realizarem estudos do meio, mas uma saída para isso seria convidar os grupos para uma apresentação e uma palestra na própria escola).
Agora, relacionando com o vídeo, para que esse processo de ampliação ocorra, nós temos que manter as mentes abertas a novos conhecimentos e muitas vezes até a quebra de verdades que eram simplesmente impostas. Precisamos olhar (para o) além do que está a nossa frente!
Por hoje é só, espero que tenham gostado dessa analogia com Harry Potter, e não se esqueçam que dia 17/11 estreia Animais Fantástico e Onde Habitam!!
147456
ResponderExcluirAchei muito interessante o texto. Foi bem explicativo e a associação com o trecho do filme foi bem inteligente. Quando dizem sobre estratégias que podem utilizar na ampliação, a visita em lugares no qual ocorrem essas práticas ou trazer alguém que conheça ou vivencie como descrevem ao longo do texto, é importante para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre questões da trajetória (obstáculos e sucessos)que são decorrentes daquela prática. Parabéns ao grupo!!
As estratégias de ampliação são variadas, e uma variedade grande de atividades podem ser utilizadas para isso. Mas é importante pensar que essa tematização é que guia os próximos assuntos a serem tratados.
ResponderExcluir140766-Lucas Santos
136392 - Kaio Mota
ResponderExcluirNa fala de vocês "Precisamos olhar (para o) além do que está a nossa frente!", complemento falando que: - Precisamos olhar para além daquilo que está na nossa, reconhecendo as diferenças e dando possibilidade para que elas se manifestem e se integrem harmoniosamente as nossas concepções.
147980- Amei o texto, acho que nossa dificuldade está exatamente em olhar para o além do que nós é cotidiano e considerado muitas vezes como verdade única.
ResponderExcluirGostei muito do texto, bem explicativo e adorei a relação com HP.
ResponderExcluirto adorando ver a diversidade de recursos que cada blog tem usado para atingir os objetivos.
ResponderExcluirQuanto ao conceito de ampliação, bela sacada e quanta criatividade ao relacionar a cena com isso .
Parabéns :)