Já pensou uma escola onde os alunos, todos enfileirados, todos com as mesmas capacidades, conhecimentos sistemáticos, aprendessem da mesma forma? Até parece que isso foi imaginado pela banda britânica Pink Floyd na música Another Brick In The Wall. Ou será que essa situação é de um futuro não tão distante onde a Skynet (Filme Exterminador do Futuro) dominou o mundo e agora os alunos são todos como robôs? Louco né?
Na verdade, essa situação está bem distante, uma vez que, somos indivíduos diferentes em vários aspectos, inseridos em uma cultura, numa piscina de culturas. Sendo assim, seria complexo em pensar numa prática pedagógica cultural.
Por isso, é muito importante para o profissional que trabalha com educação (no caso desse blog, os professores de Educação Física), realizar um mapeamento!
Gonzalez e Fensterseifer afirmam que a aula de Educação Física é um "acontecimento" e seu planejamento é muito relevante, porém a aula ainda pode surpreender. E a elaboração do planejamento exige uma série de investigações que seja capaz de revelar quais manifestações culturais ocorrem no ambiente escolar e fora dele. E, a partir do mapeamento cultural, o professor pode decidir qual tema será abordado nas aulas e fazer a problematização dessa manifestação ao possibilitar aos alunos instrumentos de identificação dos processos de formação e transformação das práticas culturais.
Ao pensar nas teorias de autores como Vigotsky, em que o indivíduo é um ser cultural, constituído pela cultura que o permeia e, nas obras de Durkheim, observamos que nada escapa das interações sociais. Azanha também concorda com isso ao afirmar que a escola é uma instituição possuidora de uma cultura específica e com certo grau de autonomia. Portanto, podemos observar que a escola é um espaço que desafia todos indivíduos que são diferentes. E eles são introduzidos em uma “sopa cultural”, em que tentam resistir à cultura dominante. Enfim, nessa situação caótica, o planejamento perpassa pela investigação essencial desse meio, ou seja, o mapeamento cultural.
Por fim, nós, professores de educação física, estaremos contribuindo para que nossos alunos modifiquem suas representações quanto às praticas corporais ao propor um currículo cultural dos temas a serem abordados em aula, em que haja a problematização dos assuntos a serem estudados.
Até a próxima pessoal!!!
Até a próxima pessoal!!!
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