Hoje nós iremos discutir, um pouco, as questões sobre as alterações que o Ensino Médio vem sofrendo ao longo do tempo. Abordando principalmente questões relacionadas ao seu papel na sociedade e questões sobre o currículo. Para isso fizemos uma linha do tempo para exemplificar como esse processo aconteceu, desde o Brasil Império até o ano atual que foi lançada a MP 746 .
Muitas mudanças ocorreram na estrutura do Ensino Médio no decorrer do tempo, ou seja, houve desde mudanças que modificaram toda sua estrutura de forma geral até em pontos específicos, como a extinção da obrigatoriedade da profissionalização no ensino e a alteração da carga horária.
Como podemos notar, a partir da imagem acima, a discussão acerca do ensino médio sempre esteve atrelada ao dualismo ensino propedêutico e ensino profissionalizante. Cada um desses com seus objetivos e currículos a serem seguidos.
O ensino propedêutico visa preparar os alunos para o ingresso no ensino superior a partir da consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, de modo que, o estudante possa progredir nos seus estudos. O ensino profissionalizante, por sua vez, busca qualificar os alunos para o mercado de trabalho, ao desenvolver habilidades e proporcionar o conhecimento teórico e prático de uma função/profissão específica.
Da mesma forma que os objetivos divergem entre os tipos de ensino, não seria diferente quanto ao currículo. Diante da necessidade de desenvolver habilidades específicas, de formar um indivíduo com grande conhecimento numa área específica, o currículo do ensino profissionalizante é pensado para consolidar tais objetivos, isto é, aplicar o ensinamento de princípios gerais e científicos de uma área específica, ao mesmo tempo que também ensina a parte prática. Já o currículo de ensino propedêutico, visa desenvolver alunos que tenham um conhecimento amplo e básico sobre vários assuntos e áreas. A especificidade do que irá aprender, nesse caso, acontecerá por meio da escolha do curso no ensino superior.
Algumas das modificações propostas pela MP 746 são: flexibilização do currículo do ensino médio, aumentando a carga horária de 800 horas para 1.400 horas/ano e ainda exclui a obrigatoriedade de algumas matérias como Sociologia, Filosofia, Artes e a Educação Física.
E vocês? Queremos saber qual a sua opinião sobre essas mudanças na estrutura do Ensino Médio e principalmente o que vocês pensam sobre as modificações propostas pela MP 746.
Até a próxima!!!
Algumas das modificações propostas pela MP 746 são: flexibilização do currículo do ensino médio, aumentando a carga horária de 800 horas para 1.400 horas/ano e ainda exclui a obrigatoriedade de algumas matérias como Sociologia, Filosofia, Artes e a Educação Física.
E vocês? Queremos saber qual a sua opinião sobre essas mudanças na estrutura do Ensino Médio e principalmente o que vocês pensam sobre as modificações propostas pela MP 746.
Até a próxima!!!
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ResponderExcluirVocês explicaram de maneira clara o que é o ensino profissionalizante e o ensino propedêutico, gostei bastante. Mas, em relação a MP 746 que visa tirar algumas matérias do ensino médio, eu considero um absurdo, pois todas essas matérias são super importantes para a construção do conhecimento, e em relação a Educação Física, ela está associada com o desenvolvimento das fases cognitivas, afetivas e sociais, além de gerar benefícios físicos e mentais, ou seja, a Educação Física está associada com a formação integral dos alunos em corpo, mente e espírito. Sendo assim, qual a lógica de retirá-la do Ensino Médio?
A explicação foi bastante clara mas eu como professora e ter feito o ensino medio profissionalizante vejo que mais uma vez a minoria será beneficiada pois,quantos sairão com condições de cursar uma faculdade. Sendo que ainda não terão as matérias básicasas que são a filosofia,sociologia e educação física. Materias estas que trabalham a mente,o corpo e o espirito. E que só se vivência no ensino médio.
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